Direito Civil

Seção 6 DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL 2025-01

A peça processual é a Ação Civil Pública com Pedido Liminar em face do MUNICÍPIO DE JALES

Sua causa!


O Ministério Público do Estado de Goiás instaurou um inquérito civil (nº 10.0000.000000/2023-0) para apuração de desmatamento em larga escala e instalação e loteamento irregular em local conhecido como Chácara Primavera, em zona limítrofe entre os municípios de Jales e São Remo.

Apurou-se que a intervenção ocorreu em ponto de área de preservação permanente, integrante da Mata Atlântica, com alteração no curso do rio Palmas, em uma área correspondente a 50.000 m². Questionado acerca dos fatos, o Município de Jales informou não ter autorizado qualquer ação no local e diz não saber a quem pertence o terreno nem quem são os causadores do dano.

Aduz o Ministério Público (MP) que a Polícia Militar Ambiental realizou inspeção no local, afirmando que, em consulta ao Google Earth, foi possível observar movimentação de terra que vem aumentando aos poucos na área demarcada e que tal aumento se dá devido a uma ocupação irregular, que é uma prática que acontece quando o parcelamento ou reparcelamento de um terreno é feito sem seguir as legislações de uso e ocupação do solo.

O MP solicitou uma vistoria técnica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que confirmou o desvio e aterro do Rio Palmas e, ainda, a prática de descarte irregular de resíduos sólidos e uso impróprio da terra com a sua ocupação irregular, além de edificações inacabadas.

A ocupação irregular do local e o grande desmatamento ambiental são observados pelo desvio do curso do Rio Palmas, devidamente comprovado por fotos. Ademais, foi realizada uma vistoria, além das informações técnicas apresentadas pela ANA.

É nítida a responsabilidade da municipalidade nos autos por omissão na fiscalização e repressão da instalação do loteamento clandestino. Afinal, sua competência constitucional é referente ao planejamento, ao controle do uso, ao parcelamento e à ocupação do solo (artigo 30, VIII, da CF).

Vamos peticionar!


Visando tutelar primordialmente o meio ambiente e a ordem urbanística, na qualidade de representante do Ministério Público local, qual ferramenta você utilizaria para defender esses interesses?

Direito Civil e Empresarial

CONFIRA O CRONOGRAMA ABAIXO


Garanta já a peça da Seção 6 DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL 2025-01
Faça seu pedido da peça pelo Whatsapp.

Depoimentos de sucesso: Como eles alcançaram a nota máxima e você também pode!

Depoimento
Depoimento
Depoimento
Depoimento

Quando estava no Estágio Supervisionado, senti as mesmas preocupações que você. Hoje quero te ajudar, com as peças de Direito Civil que compartilho. Clique aqui!

© 2025 · SuaCausa.com · Voltar para cima